terça-feira, 4 de setembro de 2012

EX ANCIÃO "PERDE" MAIS DE 30 ANOS PRA TORRE DE VIGIA.


EX ANCIÃO "PERDE" MAIS DE 30 ANOS PRA TORRE DE VIGIA.

  A situação era triste e constrangedora quando foi dado o anúncio na congregação: “O irmão João [o nome foi mudado] não serve mais como ancião". Dava pra ver a surpresa e perplexidade no rosto dos irmãos na congregação. Comigo não foi diferente, fiquei meio no ar, atônito, mas o que mais me deixou de boca aberta foi o que levou esse irmão a perder o seu privilégio. Continue lendo para ver quanta sujeira pode ter em um corpo de anciãos das testemunhas de Jeová.

HISTÓRICO DE JOÃO COMO TESTEMUNHA DE JEOVÁ.

João aprendeu a verdade ainda na adolescência, aos 15 anos, no inicio da década de 70, logo se apegou a sua recém encontrada fé. Como resultado abandonou o futebol que tanto gostava para se dedicar mais como testemunha de Jeová. Batizou-se em pouco tempo e fez rápido progresso. Chegando aos 20 anos foi designado Servo Ministerial, passado dois anos foi designado Ancião de congregação, devido a necessidade, visto só ter uma congregação na cidade, e a maioria dos irmãos eram novos na “verdade”, numa época que as informações sobre as testemunhas de Jeová eram poucas e as pessoas ficavam mais suscetíveis a sua pregação.

SERVINDO COMO ANCIÃO.

Conheci e tive contato com inúmeros anciãos durante meus 10 anos como testemunha de Jeová, trabalhei com mais de 20 durante o tempo que servi como Servo Ministerial, mas nenhum deles me chamava mais atenção do que o irmão João. Sua espiritualidade pra mim sempre foi um exemplo a ser seguido. Não só pra mim, mas pra muitos irmãos que o conheciam e o procuravam como referência pra conselhos sobre a bíblia e vida cristã.

Mas vamos ao resumo de sua vida como ancião:

João tinha muitas qualidades como ancião, tinha uma excelente oratória, não raro sempre tinha partes nos congressos e assembléias. Serviu como Superintendente de circuito substituto pelo menos uma vez durante uma semana a pedido do superintendente de distrito. O que é raro por aqui no sul do Brasil, nunca fiquei sabendo de outro Ancião que serviu assim sem ter a designação de Sup. De circuito ou de pelo menos ter recebido o treinamento.

Era também bem organizado, serviu como presidente de congresso e assembléia, organizando seus muitos departamentos. Depois sempre ficava ao seu cuidado um departamento, trabalhei muitas vezes com ele nas contas de congressos e assembléias, às vezes o via dando entrevista quando a TV local filmava o congresso.
Na congregação, serviu como secretario e como superintendente presidente, que depois passou a ser chamado de coordenador do corpo de anciãos, era dirigente do estudo da revista a Sentinela, sendo bom dirigente. Na escola do ministério do Reino para servos ministeriais, ele tava entre os anciãos top de linha que tiveram parte nela, apenas 4 anciãos do circuito foram usados, sem contar o sup. de circuito e outro pioneiro especial em treinamento que fizeram as partes.

VIDA PESSOAL E “DESQUALIFICAÇÃO”.

Não quero me alongar muito nessa postagem, mas para que você possa entender e opinar se é justa ou não sua remoção como ancião, vou contar os pontos mais relevantes.

João casou-se e teve um filho. Como todo ancião e testemunha de Jeová, o ensinou a andar “nos caminhos de Jeová”. Mas como Jeová nos dotou com o livre-arbítrio, assim que atingiu a maioridade, seu filho decidiu não fazer mais parte da congregação. Acabou se afastando.

Ate ai, fazer o que né! Não vai levar o filho amarrado pro salão do reino se ele não quer nem saber da sua religião. O tempo passa e o irmão João sempre trabalhando, mas pouco investe em si mesmo. até que a situação muda...

1º- Saúde familiar: Tanto João como sua esposa começam a ter problemas de saúde, ele não consegue dormir a noite de tanta dor nas pernas, sua esposa tem que fazer diálise três vezes por semana, ai são vários gastos em remédios e consultas medicas. Mais plano de saúde, transporte etc...

2º- Revés financeiro: João tinha um negocio para ficar mais livre pras coisas espirituais, mas seu empreendimento começou a render pouco, foi cada vez mais baixando as vendas, e como ele não investiu em si mesmo e na sua família, acaba perdendo o único bem que conseguiu ter durante anos de casado: seu carro. Vendido para saldar as contas do seu investimento.

Não tinha dinheiro para aluguel, comida e remédios, e seu senhorio, que era irmão também, vinha todos os dias com aquela frase clássica do seu barriga do seriado Chaves: “Quando é que vai me pagar o aluguel”? Se não fosse seu irmão carnal lhe ajudar não sei o que teria sido do irmão João.

Mas mesmo com todas as dificuldades que o cercavam, João prezava muito seu privilegio. Sempre dirigindo o estudo da Sentinela e fazendo suas atribuições na congregação. Mas de uma hora para a outra ele começa a sentir um pouco a diferença que recebe dos outros anciãos do corpo. Começam a ficar com inveja dele, pois ele é o único que recebe partes nos congressos e assembléias, e realmente nem lembro quando alguns dos quatro outros anciãos tinham feito alguma parte nesses eventos.

É ai que começa a conspiração.........

Passam a reclamar dele até mesmo pra outros irmãos, até que acham um pretexto para remover ele do cargo de ancião: o filho afastado!

Sim, tenho consciência sim que um dos requisitos para servir como ancião é ter a família em sujeição, conforme 1 Timóteo 3:4,5  que diz: 4 homem que presida de maneira excelente à sua própria família, tendo os filhos em sujeição com toda a seriedade; 5 (deveras, se um homem não souber presidir à sua própria família, como tomará conta da congregação de Deus?

Embora fosse essa a alegação que os anciãos fizeram do Irmão João, junto com o Sup. De circuito, o que achei curioso é o fato de que FAZ 15 ANOS QUE O FILHO SE AFASTOU.
Porque os anciãos não pensaram na remoção dele na época que seu filho se afastou?
Já fazia anos que seu filho estava afastado, usando cigarro e curtindo baladas, e só agora teria que ter alguma ação disciplinar?
Posso afirmar aqui com todas as letras que tem muitos anciãos recalcados e invejosos, tenho visto a hipocrisia desses homens muitas vezes, tem um, por exemplo, que é perseguidor dos irmãos, procurando defeitinhos, carrancudo, mas precisa ver quando é a visita do Sup. De Circuito. Vira um amor de pessoa, todo sorridente. Isso é visto não só nos outros anciãos em geral, mas também na congregação como um todo. Até os mortos ressuscitam e saem no campo. Todo mundo fica zeloso e amoroso. Posso escrever de consciência limpa que nunca tratei a homens com parcialidade.
Como se sentiu o irmão João?

SENTIMENTO DE TEMPO PERDIDO
Esses dias fui ao seu trabalho prestar um serviço, como estava só eu e ele no escritório, perguntei a ele:
-E ai irmão João, como tem passado?
Ele desabafa:
- É irmão Pedro, não têm sido fáceis esses dias. Alem das lutas com as doenças, tem essa outra provação que to passando. Dediquei toda a minha juventude e quase a minha vida como ancião. Deixei boas oportunidades de emprego para servir a congregação. Nunca cursei uma faculdade ou me apliquei aos estudos para ter um emprego melhor, tudo para servir a organização. Hoje não tenho minha própria casa, se não fosse meu irmão me dar a casa que ele tinha, talvez hoje estivesse na rua. Se eu tivesse pensado um pouquinho mais em mim também, talvez hoje eu não lamentasse ter perdido tanto tempo no passado...
Confesso que me deu um nó na garganta ao ouvir o desabafo dessa desilusão. Embora o que se possa dizer de consolo para uma pessoa numa situação dessas, é impossível voltar no tempo para consertar as coisas deixadas atrás. O interessante é que de tudo podemos tirar uma lição:
Antes tarde do que nunca.
Custou uma vida e muito sofrimento para esse irmão ter os olhos abertos quanto à organização torre de vigia. No meu caso consegui abrir os olhos depois de 10 anos amarrado a ela. Na idade de 30 anos. Irmão João, com o dobro da minha idade. Mas nunca é tarde para recomeçar, embora, tenha que se admitir, possamos sair com algumas feridas e seqüelas.
Acho interessante também que a sociedade, no caso de uma remoção de privilegio, seja ancião ou servo ministerial, ela não se da nem ao trabalho de investigar se as “acusações” ou motivos são realmente verdadeiros. Ate no mundo a gente vê mais ordem para se remover um cargo, como o que acontece numa CPI por exemplo. Mas a sociedade assina embaixo do que os anciãos mandam pra ela e vice e versa. Nenhum dos dois tem um espírito investigativo para determinar as coisas, sendo os dois pontos falhos suscetíveis a erros.
Agradeço a você por ler esta postagem. Comente por favor. Se quiser compartilhar uma experiência que achou interessante, fique a vontade.
Até a próxima.

5 comentários:

  1. NÃO SOU TESTEMUNHA DE JEOVÁ, SOU PUTEIRO, GOSTO DE FARRA E COISAS DO TIPO, OU SEJA SOU UM HOMEM COMUM, COM UM EMPREGO ABASTARDO. ANDO COM TODO TIPO DE PESSOA, DROGADOS, LADRÕES, CORRUPTOS, GAYS E ETC. MAS NUNCA VI NELES TAMANHO DESCARAMENTO E UMA DICIMULACAO SEM LIMITES PARA DENIGRIR E DEFAMAR QUEM PROCURA FAZER O BEM OU PELOMENOS TENTA, COMO NO CASO DESSA RELIGIÃO! COMO COSTUMO DIZER A HUMANIDADE MERECE O QUE TEM E NÃO IMPORTA QUANTOS GRUPOS BONS E COM INTENCÕES NOBRES SUJA NA FACE DA TERRA SEMPRE VAI HAVER UM FILHO DA PUTA DEPRESSIVO E COM MAGUAS PARA QUERER FUDER COM A VIDA DELES, ESSE MUNDO É FODA!!! SE EXISTIR UM DEUS, QUE POR FAVOR ELIMINE TODA COISA RUIM DA FACE DA TERRA RÁPIDO, PORQUE SE NÃO EU MESMO FACO ISSO!!!

    ResponderExcluir
  2. se Deus fosse como vc estariamos todos perdido, porque todos pecaram e carecem da Gloria de Deus. Romanos 3:23. Se dissermos que nâo temos pecados nenhum, a nós mesmos nos enganamos 1 João 1:8

    ResponderExcluir
  3. É realmente difícil encontrar alguém sábio que busque a instrução divina! Pois se assim fosse saberiam o que era usar língua pura!
    http://compassodaluz.blogspot.pt/
    http://luzc-web.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. LA DENTRO DA CONGREGAÇÃO É BEM ASSIM MESMO !

    ResponderExcluir